Em sabatina à CNN, candidato do PSD citou a troca de ICMS e ISS pelo IBS prevista na reforma tributária.
A preparação do Paraná para a troca do ICMS e do ISS pelo IBS foi o ponto destacado por Sandro Alex (PSD) ao falar sobre a reforma tributária durante a campanha ao governo estadual. Segundo o g1 Paraná, o candidato tratou do tema em uma sabatina concedida à CNN no início da tarde desta quinta-feira (3).
Na entrevista, Sandro Alex relacionou a mudança ao início de uma fase de transição no sistema de tributos do país. O candidato citou o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS), dentro da reforma já aprovada.
Ao falar sobre esse cenário, ele afirmou na sabatina à CNN: “Nós vamos iniciar uma transição tributária no país. E a partir do dia primeiro, nós temos que organizar, preparar esse estado para essa mudança tributária entre ICMS e IBS. Eu não vou deixar o Paraná perder a sua saúde financeira, a sua capacidade de investir”.
Depois da entrevista, a agenda de Sandro Alex seguiu na Região Metropolitana de Curitiba e na capital. Às 16h, ele participou de um evento com empresas e artesãos, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.
Também nesta quinta, o candidato compareceu ao lançamento de candidaturas do partido, em Curitiba. Os dois compromissos finais do dia são reuniões com comerciantes dos bairros Portão e Fazendinha, da capital paranaense, além de um encontro com lideranças femininas.
Calendário da campanha
A campanha eleitoral de 2026 começou em 16 de agosto em todo o país. Desde essa data, os candidatos estão autorizados a pedir votos e a realizar atividades como comícios, caminhadas, debates e divulgação de propostas em rádio, TV e internet, dentro das regras da Justiça Eleitoral.
No calendário da disputa, o primeiro turno está marcado para 4 de outubro. Se houver necessidade de nova votação, o segundo turno será realizado em 25 de outubro.
Quem disputa o governo
No Paraná, os partidos definiram oito nomes para a eleição ao governo estadual. Estão na corrida Adriano Teixeira (PCO), Alexandre Salomão (Mobiliza), Luiz França (Missão), Requião Filho (PDT), Samuel Mattos (PSTU), Sandro Alex (PSD), Sérgio Moro (PL) e Tayná Miessa (UP).
Com informações do G1 Paraná