Polícia fará perícia em equipamentos de voo de Rick

Investigação sobre a queda do helicóptero que matou Rick avança com análise de celulares e câmera encontrados na área do acidente em Urubici.

Um grupo de pessoas examina destroços de aeronave em área montanhosa com vegetação densa
Um grupo de pessoas examina destroços de aeronave em área montanhosa com vegetação densa. Foto: Reprodução / TNOnline

Celulares e uma câmera recolhidos em Urubici podem ajudar a esclarecer o que ocorreu antes da queda do helicóptero em Santa Catarina.

A investigação sobre a queda do helicóptero que matou o cantor Rick, da dupla com Renner, avança com a análise de equipamentos recolhidos na área do acidente em Urubici, em Santa Catarina. Segundo o TNOnline, a Polícia Civil de Santa Catarina solicitou à Polícia Científica a perícia de celulares e de uma câmera encontrados entre os objetos localizados após a identificação dos destroços.

A expectativa da investigação é que o material armazenado nesses aparelhos ajude a reconstruir o que ocorreu durante o voo e também nos momentos anteriores à queda. Entre os itens que serão examinados estão imagens, comunicações e outros dados registrados nos equipamentos.

Além dessa frente, a Polícia Civil mantém um inquérito para apurar em que circunstâncias o acidente aconteceu e se houve eventual participação de conduta humana dolosa ou culposa com implicações criminais. Até o momento, de acordo com a corporação, ainda não existem elementos suficientes para apontar o que provocou a queda.

Duas frentes de apuração

O caso também está sob análise do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), com participação do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V). Nesse procedimento técnico, o foco é levantar fatores que possam ter contribuído para o acidente.

Essa apuração tem caráter preventivo e busca produzir informações para evitar novas ocorrências semelhantes. Por isso, não tem como finalidade definir responsabilidade criminal.

O que se sabe sobre o voo

A aeronave de matrícula PP-MGR decolou de Porto Belo com destino a São Joaquim na tarde de 21 de setembro. Durante o trajeto, o helicóptero desapareceu na região de Urubici.

Os destroços foram encontrados na manhã seguinte, na localidade de Santa Bárbara, em uma área de difícil acesso. Cinco pessoas morreram no acidente: Rick, o empresário Bruno Avelar, o videomaker Paulo Soares, o piloto Antonio Roberto Nóbrega Araújo e o copiloto Leopoldo Barros.

Com informações do TNOnline

Compartilhar