Documentos analisados pelo The New York Times indicam que a entidade já havia detectado falha no processo de elegibilidade do goleiro antes da repescagem contra a Jamaica.
A República Democrática do Congo disputou a repescagem intercontinental, garantiu vaga na Copa do Mundo de 2026 e levou Lionel Mpasi ao Mundial mesmo depois de a Fifa detectar um problema na documentação do goleiro. Segundo o TNOnline, com base em documentos analisados pelo The New York Times, a entidade já sabia da situação antes do jogo decisivo contra a Jamaica.
Mpasi havia passado pelas categorias de base da França e, embora tivesse nacionalidade congolesa, não concluiu da forma correta a mudança de nacionalidade esportiva para defender a seleção africana. A pendência apareceu durante uma revisão aberta após contestação da Nigéria, eliminada pela RD Congo na repescagem africana.
De acordo com os documentos, a Federação Congolesa de Futebol iniciou em 2021 o procedimento para permitir a troca de França para RD Congo, mas o processo não foi finalizado com toda a documentação exigida. Ainda assim, o caso não resultou em punição esportiva para a seleção congolesa.
O que a Fifa avaliou
Antes da repescagem intercontinental, os responsáveis pelo caso discutiram caminhos possíveis para a situação. Entre eles, estavam dar a vitória à Nigéria, multar a RD Congo, colocar a seleção nigeriana no lugar dos congoleses no confronto com a Jamaica ou não adotar providência alguma.
A última hipótese prevaleceu. A justificativa foi que a denúncia havia sido apresentada fora do prazo. Com isso, a RD Congo entrou em campo na repescagem intercontinental, venceu a Jamaica e confirmou sua classificação para a Copa do Mundo de 2026.
Resposta da entidade
Em manifestação enviada ao The New York Times, a Fifa afirmou que “seus órgãos jurisdicionais são autônomos”. A entidade também declarou que os processos são examinados conforme os regulamentos aplicáveis e os fatos apresentados em cada caso.
Na mesma resposta, a Fifa informou que Gianni Infantino não participou da decisão ligada à reclamação feita pela Nigéria.
Participação no Mundial
Mpasi esteve no elenco congolês na Copa do Mundo. Na fase de grupos, a República Democrática do Congo perdeu para Portugal e Colômbia, venceu o Uzbequistão e avançou.
Depois, a campanha terminou no mata-mata, com eliminação para a Inglaterra.
Com informações do TNOnline