Criança picada por escorpião em Jacarezinho é socorrida

Uma criança de 10 anos em Jacarezinho foi picada por um escorpião, sendo rapidamente socorrida por um policial que passava pelo local.

Criança picada por escorpião em Jacarezinho é socorrida
Escorpião encontrado em superfície de madeira após picada em criança em Jacarezinho. Foto: Reprodução / Tabajara Notícias

Policial que estava de folga prestou atendimento e encaminhou a menina ao hospital.

Uma criança de dez anos foi picada por um escorpião na manhã de sábado, dia vinte e dois de agosto, no bairro Nossa Senhora das Graças, região do Aeroporto, em Jacarezinho. A menina foi surpreendida pelo animal peçonhento.

No momento da ocorrência, o Policial Militar Cipriano, que estava de folga, passava pelo local e, ao perceber a situação, imediatamente prestou socorro à criança. O policial matou o escorpião e realizou o encaminhamento da menina ao Pronto-Socorro de Jacarezinho. Na unidade de saúde, a menina foi rapidamente atendida e recebeu o soro antiescorpiônico.

Alerta sobre acidentes anteriores

O novo caso serve como um importante alerta para os moradores de Jacarezinho e de toda a região. Em 2025, a presença de escorpiões provocou uma série de acidentes no Norte Pioneiro e três crianças morreram após serem picadas na área da décima nona Regional de Saúde de Jacarezinho.

Duas mortes ocorreram em Cambará: Bernardo Gomes de Oliveira, de 3 anos, em julho de 2025, e Thaygo Henrique, de 12 anos, em outubro. Uma morte ocorreu em Jacarezinho: Helena Gabrielly da Silva Amorim, de quatro anos, moradora do distrito de Marques dos Reis. A menina foi picada enquanto brincava em casa, em setembro de 2025, e não resistiu ao agravamento do quadro.

Medidas de prevenção

A Secretaria de Estado da Saúde orienta que a população evite o acúmulo de lixo, entulhos, madeiras, telhas, tijolos e materiais de construção, mantenha quintais e terrenos limpos, tampe ou coloque telas em ralos e caixas de gordura e vede frestas em paredes, portas, rodapés e pisos.

É recomendado sacudir sapatos, roupas, toalhas e roupas de cama antes de utilizá-los, utilizar luvas e calçados fechados ao mexer em entulhos ou realizar limpeza de áreas externas e manter o lixo acondicionado corretamente.

O escorpião-amarelo, Tityus serrulatus, é considerado a espécie de maior preocupação no Paraná e pode provocar consequências fatais, especialmente em crianças. A Secretaria de Estado da Saúde orienta que, em caso de picada, a vítima seja encaminhada imediatamente a uma unidade de saúde.

Com informações do Tabajara Notícias

Compartilhar