Uso abusivo de laxantes faz mal para a saúde?

0

Os laxantes são divididos em quatro grupos: os chamados formadores de bolo fecal, os emolientes, os estimulantes e os osmóticos. Independentemente do tipo, se utilizados de forma criteriosa, eles não fazem mal para a saúde. Mas o cenário muda quando o uso acontece de maneira abusiva, e a medicação pode, sim, afetar o organismo.

Por isso, é muito importante que a utilização de agentes laxativos seja de acordo com a necessidade ou até mesmo sintomas de constipação intestinal. Alguns laxantes, como o bisacodil, são OTC, ou seja, não precisam de prescrição médica – mas, caso o problema persista após o uso da medicação, o ideal é procurar algum médico especialista.

Efeitos do uso indiscriminado
O uso abusivo de laxantes pode causar diversos efeitos adversos na região intestinal, como inflamação reacional e alteração da pigmentação do cólon, deixando-o com uma coloração acastanhada, denominada de melanosis coli, que indica uma danificação crônica da mucosa.

Outros possíveis efeitos no organismo do uso inapropriado de laxantes são:
Distensão abdominal
Cólicas abdominais
Náuseas
Vômitos
Desidratação.
Causas da prisão de ventre
Os laxantes são utilizados, principalmente, para acabar ou minimizar os sintomas da constipação intestinal. As causas para esse problema são diversas, como: falha alimentar, sedentarismo e não obedecer o ritmo natural do intestino.

Então, para prevenir a prisão de ventre, a recomendação é ingerir fibras regularmente, manter uma hidratação adequada e realizar uma reeducação de toilette – isto é, atender a necessidade de evacuar assim que o organismo sinalizar.

Existem alguns casos, porém, que a constipação intestinal é um sintoma de alguma outra complicação. Mudanças psicossomáticas, por exemplo, também podem afetar o intestino, principalmente em momentos de grande ansiedade. Tem ainda doenças como retocolite ulcerativa ou de Crohn, e câncer de intestino que possuem a mesma sintomatologia (a prisão de ventre), e exigem um complexo tratamento imediato.

Em casos específicos, como os citados acima, o melhor é procurar uma orientação médica para que o quadro seja investigado.

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/37656-uso-abusivo-de-laxantes-faz-mal-para-a-saude

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.