Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos (FOTOS)

0

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) e principal autor do estudo.

O animal foi descoberto por cientistas do Museu Nacional de História Natural da França a 500 metros de profundidade, no topo do monte submarino Banc Durand, localizado 200 km a leste da Nova Caledônia, no Pacífico Sul.

Ophiojura é um animal único em seu gênero: tem oito longas extremidades armadas com uma série de ganchos e espinhos. O especialista disse que uma microtomografia computadorizada revelou que essa criatura marinha possui fileiras de dentes afiados em todas as mandíbulas, que provavelmente servem para capturar e destruir suas presas.

​Conheça o Ophiojura, uma estrela frágil de um remoto monte submarino ao largo da Nova Caledônia. Não só tem belas fileiras de dentes, mas também está em um ramo evolucionário próprio, a 180 milhões de anos de qualquer outra espécie viva conhecida.

“Se tivesse me encontrado com esta criatura, teria morrido”, disse ao jornal The New York Times Christopher Mah, pesquisador do Museu Nacional de História Natural dos EUA e especialista em estrelas do mar. “Essa coisa é tudo dentes”, acrescentou ele.

​Aqui está um animal especial de águas profundas, único representante de um ramo da árvore da vida que remonta a 180 milhões de anos.

A análise de DNA demonstrou que a referida espécie evoluiu a partir de seus parentes vivos mais próximos há cerca de 180 milhões de anos, entre o Triássico e o início do Jurássico, quando os dinossauros tinham acabado de surgir.

Este tipo de animais são denominados pelos cientistas de “paleoendêmicos”, ou seja, representantes de um ramo de vida outrora muito difundido e que agora está restrito a apenas algumas áreas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.