Rebelião na cadeia de Ibaiti termina depois de 12 horas com presos transferidos e outros foragidos

0

Uma fuga de presos seguida de rebelião na cadeia pública de Ibaiti(PR) teve início na noite da terça-feira (14/08), por volta das 21h00min, o agente penitenciário foi rendido pelos presos e feito refém. Durante a rebelião, o prédio da cadeia foi tomado pelos detentos que atearam fogo em alguns pontos e deterioraram tanto a Delegacia quanto a carceragem com objetos e mobília do local.

Diante da gravidade dos fatos, foi acionado equipes de Rádio Patrulha de várias cidades da região, equipes ROTAM do 2° BPM e 18° BPM, ALI 2° BPM, Pelotão de Choque do 5° BPM, BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e SOE (Setor Operações Especiais). Foi realizado o isolamento da área no entorno da 37ª DRP, bem como uma primeira intervenção com os detentos, realizada pelo Capitão PM Berbert, sendo, na seqüência repassada a negociação para a equipe especializada do BOPE. Por volta das 08h00min, a equipe de negociações obteve sucesso, sendo o agente do DEPEN liberado pelos detentos rebelados.

Assim foi realizado o adentramento no local pela equipe do BOPE/COE para retirar o agente, e em seguida o adentramento pela equipe do pelotão de choque e equipe SOE para realizar o isolamento e contagem dos detentos.

Por fim, após deliberações com o Ministério Público e Poder Judiciário, houve a transferência de 33 detentos(as) para a cadeia pública de Cornélio Procópio(PR), sendo realizada pelos agentes do DEPEN, com escolta das equipes ROTAM do 18° BPM. Com o fim das atividades, foi possível constatar a fuga de 28 detentos sendo dois desses, já recapturados, no município de Ventania-PR.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.