Preço do gás de cozinha sobe 5% a partir desta sexta-feira (27/12)

0

O reajuste foi confirmado pela Petrobras e deve atingir 5% nos preços de venda do gás liquefeito de petróleo (GLP) em suas refinarias e bases. O aumento começa a valer a partir desta sexta-feira (27).

A mudança vai incidir sobre todos os tipos de GLP, desde o residencial, o gás de cozinha nos botijões de 13 quilos, até o industrial e comercial, vendido em vasilhames de 20 kg, 45 kg e acima de 90 kg, incluindo a granel.

PREÇO
Levando em consideração a matéria-prima que representa cerca de 54% do preço final do produto, o impacto final aos consumidores pode variar entre 2% a 3%, desde que seja feito apenas o repasse do aumento nas refinarias.

De janeiro até agora, o preço dos botijões de 13kg sofreram um reajuste médio de 10% nas refinarias da Petrobras. Já o GLP repassado para a indústria e comércio, que até novembro tinha preços diferenciados do gás de botijão, registrou uma redução média da ordem de 10% no ano.

De acordo com dados da pesquisa de preços da Agência Nacional de Petróleo (ANP), em janeiro o preço do Botijão de 13kg era vendido a R$ 69,15 em média, no país, e em outubro a R$ 68,77. Houve uma queda de 0,5% no mesmo período em que subiu cerca de 5% na refinaria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.