Iniciativa pioneira do Sesi no Paraná e do GPTW certifica o clima organizacional e premia empresas com boas práticas em segurança, saúde e bem-estar

0

“Tenho orgulho de contar a outras pessoas que trabalho aqui”. Pode parecer uma afirmação surpreendente para muitas pessoas. Mas ela é válida para 95% dos colaboradores das empresas inscritas no Troféu Sesi, em 2019. A iniciativa do Sesi no Paraná, em parceria com o Great Place to Work (GPTW), tem a proposta de certificar o clima organizacional das indústrias paranaenses e reconhecer as melhores práticas em segurança, saúde e bem-estar, por meio do levantamento de dados e pesquisas de opinião. As inscrições para a segunda edição da premiação já estão abertas.
Além do sentimento de orgulho, a pesquisa do Troféu Sesi em 2019 também mostrou que 91% dos colaboradores acreditam que a empresa onde trabalham constitui um lugar fisicamente seguro para trabalhar e 83% afirmam ser um local psicológica e emocionalmente saudável. De acordo com José Antonio Fares, Superintendente do Sesi e do IEL e Diretor Regional do Senai no Paraná, o Sesi tem o compromisso de apoiar e promover a gestão preventiva da segurança e saúde nas indústrias, evitando ônus para a empresa e para os próprios colaboradores. “Temos contato direto com as indústrias e conhecemos de perto a realidade e os desafios do setor produtivo. Por isso, acreditamos que é fundamental incentivar as empresas a adotarem boas práticas nos seus processos, incluindo a área de segurança e saúde” afirma.
A Pormade Portas, com sede em União da Vitória, é uma das companhias que vem incorporando diversas ações de promoção da saúde à sua gestão. Em 2019, ela conquistou o primeiro lugar no Troféu Sesi, na categoria média empresa. “Receber esse prêmio foi uma grande alegria para a Pormade. Sabemos que construir um ambiente seguro, saudável e que gere bem-estar pessoal e profissional é positivo para as pessoas e estratégico para a empresa. Por isso, buscamos fazer com que todos se sintam bem no trabalho”, comenta Rafael Jaworski, diretor de Recursos Humanos da Pormade Portas.

Entre as ações praticadas pela empresa destaca-se o atendimento médico ao trabalhador, com um médico do trabalho e enfermeiros de prontidão no ambulatório da unidade. Outra atividade apontada por Rafael é a prática contínua do Diálogo Diário de Segurança, momento em que todos os colaboradores discutem questões relacionadas à segurança no trabalho. Além disso, a empresa oferece atividades de bem-estar com aulas gratuitas de zumba, ginástica e pilates para os colaboradores e familiares. Atualmente, a Pormade Portas conta com mais de 700 funcionários, todos envolvidos em um processo de gestão de qualidade de vida no trabalho.
Rosangela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep, destaca a importância de se promover ações voltadas à prevenção de riscos e à valorização da saúde e bem-estar dos trabalhadores.
“Muito mais do que oferecer condições adequadas para a realização das atividades laborais, essas boas práticas ajudam a preservar a saúde, a integridade e a satisfação do colaborador, além de potencializar a produtividade e competitividade da indústria” observa. Com os impactos da pandemia em 2020, esta edição do Troféu Sesi também pontuará as boas práticas relacionadas à Covid-19.

Troféu Sesi
As inscrições para as empresas interessadas em participar da segunda edição do Troféu Sesi estão abertas. Micro, pequenas, médias e grandes indústrias de todo o Paraná, vinculadas ao Sistema Fiep, podem concorrer à premiação. A primeira etapa consiste na obtenção da certificação do clima organizacional fornecida pelo GPTW. As empresas que obtiverem notas superiores a 70 estarão elegíveis para participar da segunda etapa, feita por meio de um questionário online, na qual o Sesi avalia melhores práticas em segurança, saúde e bem-estar. As empresas com a maior pontuação nas duas avaliações serão contempladas com o Troféu Sesi. O evento de premiação ocorrerá na segunda quinzena de março de 2021.
As inscrições na primeira etapa podem ser realizadas pelo site do GPTW, até 15 de dezembro de 2020. Mais informações podem ser obtidas no site do Troféu Sesi ou pelo e-mail [email protected]

Great Place to Work
O GPTW é uma autoridade global no mundo do trabalho, certificadora de empresas e consultora para transformar a organizações em great places to work (lugares ótimos para se trabalhar).
Ajuda empresas a aproveitar o melhor das pessoas e atingir resultados excepcionais e, acima de tudo, sustentáveis. Certificam e reconhecem os melhores ambientes de trabalho em mais de 50 países ao redor do mundo.

SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial.
Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.