Foi registrado primeiro caso de cura do covid-19 no Brasil, diz governo

0

O primeiro caso de paciente internado no Brasil contaminado com o novo coronavírus, o covid-19, está curado. A informação foi divulgada pelo governo de São Paulo, em conjunto com o Ministério da Saúde, na tarde desta sexta-feira (13).

Em coletiva de imprensa, o coordenador do Centro de Contingência, David Uip fez anúncio. “Nós estamos aqui com a presença do superintendente do Hospital Albert Einstein, ele me autorizou a divulgar a cura do primeiro brasileiro internado com coronavírus. A cura do primeiro brasileiro internado com coronavírus no Hospital Albert Einstein.”

Não está claro se este paciente é o primeiro contabilizado como infectado. Para Uip, não importa se é o paciente 1, 2 ou 3.

Também nesta sexta, o Ministério da Saúde informou que já há no Brasil casos de transmissão sustentada, também chamado de comunitária. Eles foram registrados nos municípios do Rio de Janeiro e é São Paulo. No caso de transmissões locais, entre as primeiras registradas no País, as pessoas haviam tido contato com pessoas contagiadas no exterior.

A partir desse momento, as autoridades aumentam a segurança a adotam medidas de maiores restrições. O Ministério da Saúde recomendou antecipação das férias escolares e ferramentas de educação à distância, assim como teletrabalho e reuniões por videoconferência. Aos que estão voltando de viagem internacional, a pasta aconselha 7 dias de isolamento domiciliar, mesmo se não apresentar os sintomas da infecção.

Apesar da alta capacidade de disseminação do novo coronavírus, em cerca de 80% dos casos de contaminação, os sintomas aparecem de forma leve. Menos de 5% dos casos evoluem para um quadro grave. A principal preocupação é com idosos e pessoas com doenças crônicas. Em infectados com menos de 50 anos, a taxa de mortalidade é de menos de 1%.

O ministério também destaca que 90% dos casos podem ser atendidos em postos de saúde e que não é preciso buscar o pronto-socorro, caso os sintomas apareçam. Entre os sintomas estão coriza, febre, tosse e alguns problemas gastrointestinais.
https://www.huffpostbrasil.com/entry/cura-brasil-coronavirus_br_5e6c14d1c5b6dda30fc90c23?ncid=fcbklnkbrhpmg00000004&fbclid=IwAR3kRkhxfwTGsvh3B2Wqe-HRcpugd8QytRRfOuIPu4NBdtAvw07GgwgdHpE

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.