Diretor do IFPR de Jacarezinho publica livro sobre o fascismo no Brasil

0

Rodolfo Fiorucci, Diretor Geral e docente do Campus IFPR/Jacarezinho, publicou o livro “Estratégias Fascistas em Revistas”, no qual analisa os mecanismos de manipulação de uma revista fascista no Brasil dos anos 1930.
Embora o livro seja direcionado para acadêmicos das áreas de humanidades, Fiorucci recomenda, para o público amplo, a leitura da Introdução e da Conclusão da obra, partes em que apresenta os mecanismos de funcionamento do fascismo e como estes afetam o Brasil atualmente.

Conforme o professor, que é doutor em História pela Universidade Federal de Goiás, “o livro foca na Revista Anauê!, principal publicação do partido fascista brasileiro dos anos 1930, chamado Ação Integralista Brasileira (AIB). É possível identificar paralelos óbvios de estratégias de comunicação da AIB com as Fake News atuais, valendo-se de mentiras, informações deturpadas e estímulo ao ódio e à violência. Além de um abuso deturpado da religião e da fé das pessoas. Enfim, o lema da AIB era Deus, Pátria e Família, o mesmo do governo atual e defendido pelo atual presidente para ser slogan do partido que quer criar. Importa lembrar também que há neointegralistas no governo Bolsonaro atuando livremente”.

Quem quiser adquirir o livro, pode encontrá-lo para compra online na Amazon ou no site da Editora Appris, que publicou a obra.
Contratempo

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.