Dia de trote e muita diversão no colégio estadual Rui Barbosa

0

Como manda a tradição em todo o Brasil, o começo do ano letivo é marcado pelo trote, que consiste em brincadeiras interativas entre os antigos e os recém alunos. Na última sexta, 02, os antigos alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa, recentemente reinaugurado, receberam os novatos estudantes com muita festa e descontração.

Este tipo de atividade une os estudantes e permite que a escola não se isole em grupos fechados, possibilitando que os alunos interajam entre si, criando vínculos sociais e preparando para a vida acadêmica, pois põe em prática a cidadania e o trabalho em equipe.

O evento foi organizado pelo grêmio estudantil, cuja presidente é a aluna Ana Beatriz Rodrigues. Esta prática era comum na década de 80 nos colégios, momento em que o Rui Barbosa era referência em educação e possuía um dos melhores grêmios do Brasil, o qual foi premiado na Europa, na cidade de Gáia, dando à Instituição o símbolo de uma águia – que até hoje é usada nos brasões com a sigla CERB (Colégio Estadual Rui Barbosa).

O trote é tradicional em quase todas as universidades. Além da brincadeira de homens vestidos de mulheres e mulheres vestidas de homens, o grêmio trouxe uma estrutura que contou com apresentações de danças, desfiles e muita música.

Nesta sexta feira, o grêmio e os alunos do colégio despertaram de um período onde atividades como estas não fluíam. O colégio já possui na bagagem o evento “Show de Talentos”, cujo o sucesso já foi mostrado pelo Projac.

Outras instituições recentemente vêm seguindo os passos do Rui Barbosa. O IFPR, por exemplo, é um deles. O Instituto vem investindo em atividades recreativas com seus alunos e também nesta sexta realizou um trote para os novos alunos.
Texto/Fotos: Igor Nogari

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.