Comandante do 2º BPM discute novos procedimentos de segurança para prevenção de crimes contra cidadãos e agências bancárias

0

O Comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel José Luiz de Oliveira, se reuniu na manhã de hoje (09/03/2018) com os gerentes da Agência Bancárias do Norte Pioneiro, com finalidade de pautar novos procedimentos na melhoria da segurança pública aos cidadãos que utilizam os serviços bancários e funcionários das agências.

Foram discutidos procedimentos a serem tomados para evitar crimes cometidos contra clientes nas saídas dos bancos, quando esses estão utilizando o caixa eletrônico, golpes aplicados a pessoas, principalmente idosos, assalto a carros fortes, segurança a funcionários bancários, entre outros.

Um dos pontos também bastante debatido foi com relação aos arrombamentos de caixa eletrônicos e às diversas formas que essas quadrilhas especializadas nesses crimes estão agindo ultimamente.

O Comandante do 2º BPM explanou suas experiências com relação a esses grupos criminosos, principalmente pelos grandes centros onde atuou, Londrina/PR, Rolândia/PR, entre outros, e se demonstrou preocupado com o “modus operandi” (maneira pela qual as quadrilhas realizam os crimes) que esses grupos estão agindo ultimamente, usando como exemplo o sequestro da família de um gerente bancário de Santo Antônio da Platina, ocorrida no início do ano.

“A desarticulação dessas quadrilhas é imprescindível para manutenção da segurança pública, pois suas ações criminosas atingem diretamente a comunidade, os Policiais Militares que na maioria das vezes são surpreendidos por grupos muito bem armados, com fuzis, bombas, etc.. e também alcançam as famílias dos cidadãos que trabalham nos bancos, ficando estes vulneráveis a ação desses marginais”, afirmou o Comandante.

Com relação ao “modus operandi” das quadrilhas, o Comandante se demonstrou atento a evolução dos criminosos, os quais, antigamente, restringiam-se ao assalto direto a agência bancária, depois seus alvos passaram a ser os caixas eletrônicos, carros fortes, e, agora, devido ao fortalecimento da segurança nesses segmentos, os criminosos passaram a atacar as famílias dos gerentes bancários.

Nesse sentido, com intuito de prevenir tais delitos, foram pontuados mecanismos de segurança ligando diretamente a Polícia Militar (Agência de Inteligência) aos funcionários bancários para acionamento do policiamento a menor alteração que ocorra contra o cidadão que estiver usando serviços na agência bancária, bem como ao funcionário do banco, sendo que tal acionamento poderá ser feito de qualquer lugar que estejam. Também foram discutidos mecanismos para agilizar o acesso da Polícia às filmagens dos ambientes bancários (interno e externo), entre outros temas.

Ainda como parte das novas ações de segurança no Norte Pioneiro, o Comandante, através das Associações Comerciais de cada município, fará reuniões com empresários e cidadãos com a finalidade de orientar e discutir ações nos crimes de assalto a molotes de empresas, proteção ao trabalhador que utilizada os saques em agências, entre outros assuntos nessa área.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.