Restrição vale quando a pista está molhada e, segundo a Abear, será revista após o resultado preliminar da investigação do caso com avião da Latam.
Pousos e decolagens no Aeroporto de Cascavel passaram a ter limitação em dias de pista molhada depois que um avião da Latam saiu da pista durante o pouso, na segunda-feira (31). Segundo o g1 Paraná, a restrição foi adotada pelas companhias aéreas e vale enquanto as empresas aguardam os primeiros resultados da apuração do caso.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou que a medida é preventiva e temporária. Em nota, a entidade afirmou que as operações no terminal seguem com “absoluta segurança”.
De acordo com a Abear, as empresas esperam o resultado preliminar da investigação sobre o incidente de 31 de agosto para decidir se serão necessárias medidas mitigadoras. Ainda segundo a entidade, essas providências podem atingir tanto os operadores aéreos quanto o operador do aeroporto. Depois disso, a operação deve voltar ao normal.
Investigação em andamento
A apuração está sob responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A aeronave envolvida no caso já foi avaliada, e os investigadores recolheram dados que serão usados na investigação.
O episódio que levou à mudança aconteceu durante o pouso de um avião da Latam em Cascavel. A fonte não informa quantos voos foram afetados nem por quanto tempo as restrições devem permanecer em vigor.
O que diz o aeroporto
A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, procurou a Transitar, autarquia responsável pelo Aeroporto de Cascavel. Segundo a autarquia, nenhuma orientação oficial sobre restrições foi encaminhada ao terminal.
A Transitar também informou que, no momento do incidente com a aeronave da Latam, a pista estava molhada, mas permanecia dentro dos padrões de segurança exigidos pela aviação civil.
De acordo com a autarquia, o aeroporto continua homologado e operando normalmente. A Transitar acrescentou que cabe a cada companhia aérea decidir se adota critérios mais rígidos para operações em dias de chuva.
Com informações do g1 Paraná
Veja e comente no InstagramEsta matéria também está no @siteprojac