Paraná terá calor de até 30°C antes de temporais

O Paraná deve ter máximas perto de 30°C na quarta-feira (7), antes da volta de temporais isolados e de uma nova frente fria no fim da semana.

Pôr do sol sobre silhuetas de prédios em meio a céu alaranjado e intenso calor
Pôr do sol sobre silhuetas de prédios em meio a céu alaranjado e intenso calor. Foto: Reprodução / TNOnline

Norte, Oeste e Noroeste devem registrar as maiores temperaturas na quarta-feira (7), mas a instabilidade volta a ganhar força a partir de quinta (8).

O Paraná entra nesta quarta-feira (7) em um intervalo de temperaturas mais altas, com máximas se aproximando dos 30°C no Oeste, Noroeste e Norte do estado. Segundo o TNOnline, esse aquecimento ocorre depois da chuva registrada na terça-feira (6) e antecede a chegada de novas áreas de instabilidade nos próximos dias.

A mudança no tempo deve ser rápida. Depois de um começo de semana com chuva e temperaturas amenas, o sol volta a aparecer e favorece a elevação térmica. Ainda assim, a trégua não deve durar muito no interior paranaense.

Na terça, a chuva foi provocada pela circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera. Esse sistema trouxe precipitações com trovoadas e risco de tempestades localizadas, com destaque para a faixa norte.

Já nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul, as instabilidades perderam intensidade ao longo da tarde. À noite, o volume de chuva ficou mais concentrado no Leste, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral.

Mudança volta a partir da tarde

Mesmo com o retorno do tempo mais aberto na quarta-feira, o cenário segue sujeito a novas mudanças. O aquecimento durante o dia, somado à alta umidade, favorece a formação de áreas irregulares de instabilidade a partir da tarde em cidades do interior.

A previsão indica piora mais clara na quinta-feira (8). Nessa etapa, um sistema de baixa pressão sobre os países vizinhos ganha força e avança em direção ao Sul do Brasil, ampliando as condições para temporais isolados.

De acordo com o Simepar, esse avanço pode trazer chuva mais volumosa e também possibilidade de vendavais em diferentes pontos do estado.

Fim de semana com frente fria

O período de maior instabilidade deve ocorrer entre sexta-feira (9) e sábado (10). A previsão está associada à formação de um novo ciclone extratropical na costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul.

Ainda conforme os meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a frente fria ligada a esse ciclone deve atravessar a Região Sul e manter a entrada de umidade no Paraná.

Com isso, a semana deve terminar com variação nas temperaturas e sequência de precipitações em grande parte dos municípios paranaenses.

Com informações do TNOnline

Compartilhar