Simepar prevê mais chuva e calor no Paraná

A primavera de 2026 no Paraná deve ter chuva acima da média até dezembro, temperaturas mais altas e risco maior de tempestades severas.

Sol forte em céu alaranjado ao lado de gotas de chuva escorrendo por uma superfície transparente
Sol forte em céu alaranjado ao lado de gotas de chuva escorrendo por uma superfície transparente. Foto: Reprodução / Bem Paraná

Primavera de 2026 pode ter vendavais, granizos grandes e até tornados localizados, sob influência do El Niño.

A primavera de 2026 deve ter chuva acima da média em todo o Paraná até dezembro, com temperaturas elevadas nos últimos meses do período e possibilidade de eventos severos, segundo o Bem Paraná. A condição está ligada ao El Niño, fenômeno de aquecimento das águas do oceano Pacífico que influencia o clima no estado.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o aumento de calor e umidade na atmosfera favorece a formação de tempestades. A meteorologista do órgão, Julia Munhoz, afirmou: “Primeiramente, a tendência é que esses eventos comecem como tempestades, convecções isoladas, podendo ocorrer situações de eventos severos, vendavais, granizos grandes ou gigantes e até mesmo alguns tornados localizados”.

A previsão indica volumes de chuva acima da média em todos os meses da estação. Em novembro, os valores devem ficar mais distantes da média no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. Em dezembro, esse desvio deve ser maior na faixa oeste. Ainda segundo o Simepar, o pico de intensidade do El Niño é esperado justamente entre a primavera e o verão.

A atualização mais recente do Climate Prediction Center, órgão do serviço meteorológico dos Estados Unidos (NOAA), aponta que o fenômeno está se fortalecendo. Com isso, a expectativa é de precipitações mais frequentes e volumosas no estado ao longo da estação.

Como ficam as temperaturas

Para setembro, a previsão climatológica do Simepar aponta temperaturas dentro da média em todo o Paraná, com possibilidade de valores ligeiramente acima na metade norte. Em outubro, os termômetros devem ficar dentro ou ligeiramente acima da média climatológica em todas as regiões.

Já em novembro e dezembro, a tendência é de temperaturas acima da média em todo o estado.

Ações de preparação

Desde as primeiras notícias sobre a intensidade do El Niño, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) ampliou as ações de preparação com os municípios. Os 10 Núcleos de Atuação Regional realizaram encontros com os 399 coordenadores municipais para orientar as prefeituras sobre drenagem, atualização do Plano de Contingência e preparo da população conforme a realidade de cada região.

Até o momento, 278 prefeituras já fizeram ao menos uma ação preventiva. Entre elas estão manutenção e limpeza de bueiros e galerias, desassoreamento de rios e canais, além de participação em reuniões de orientação e simulados de mesa online e ao vivo, com apresentação de cenários reais de desastres para definição de respostas pelos municípios.

Neste mês, o Estado entregou 110 caminhonetes 4×4 para a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros e equipes locais de Defesa Civil municipais. Desse total, 68 viaturas foram destinadas aos municípios para apoiar o acesso a áreas de risco ou com adversidades, além de vistorias, monitoramento e resgates.

Em março e abril, a Defesa Civil Estadual auxiliou as prefeituras de Morretes e Antonina na organização e execução de simulados práticos com moradores de áreas de risco prioritárias. Também houve treinamentos online por simulados de mesa, com cenários de alagamentos, enchentes e deslizamentos.

A Cedec ainda organizou encontros com a Secretaria do Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) para apoiar o cadastro da população vulnerável em áreas de risco e a revisão dos 1.353 abrigos ativos no Paraná. A secretaria também promoveu um curso para assistentes sociais das prefeituras sobre intervenção e gestão em desastres.

Em parceria com a Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (Seia), está prevista a instalação de 12 torres de telefonia móvel e internet em áreas de risco do Estado. A medida permitirá que cerca de 12 mil pessoas passem a receber os alertas emitidos pela Cedec em situações adversas. Junto ao Instituto Água e Terra (IAT), a coordenadoria também viabilizou a dispensa de licenciamento ambiental para obras emergenciais ligadas à prevenção, mitigação, resposta e recuperação diante de desastres naturais. Na rede estadual, a Secretaria da Educação reforçou o Programa Brigadas Escolares com revisão das edificações e preparação de alunos e servidores para situações extremas.

Com informações do Bem Paraná

Compartilhar
Veja e comente no InstagramEsta matéria também está no @siteprojac