TRE-PR altera seções em cidades do Norte Pioneiro

Cidades do Norte Pioneiro estão entre os 105 municípios do Paraná com troca de seção eleitoral para 2026; consulta pode ser feita no TSE e no e-Título.

Mão apertando tecla em urna eletrônica da Justiça Eleitoral
Mão apertando tecla em urna eletrônica da Justiça Eleitoral. Foto: Reprodução / Bem Paraná

Mudança atinge 105 municípios do Paraná nas eleições de 2026 e, segundo o tribunal, leva o eleitor para endereços próximos.

Eleitores de cidades do Norte Pioneiro como Bandeirantes, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Pinhalão, Ribeirão Claro, Santa Cecília do Pavão, São Jerônimo da Serra e Sertaneja vão votar em outras seções eleitorais nas eleições de 2026. Segundo o Bem Paraná, a mudança faz parte de uma revisão feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em 105 municípios do estado.

De acordo com o TRE-PR, as alterações ocorrem por causa de obras, reformas ou falta de acessibilidade nos locais usados atualmente. Ainda segundo o tribunal, os eleitores serão direcionados para pontos de votação próximos.

Além dos municípios do Norte Pioneiro, a lista inclui cidades de várias regiões do Paraná, entre elas Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Paranaguá, Araucária, Pinhais e São José dos Pinhais.

Também aparecem no levantamento Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Alto Piquiri, Ampére, Arapongas, Arapoti, Ariranha do Ivaí, Barracão, Bela Vista da Caroba, Bocaiúva do Sul, Bom Jesus do Sul, Brasilândia do Sul, Califórnia, Campina da Lagoa, Campo Bonito, Campo Largo, Cândido de Abreu, Candói, Capanema, Cerro Azul, Chopinzinho, Cianorte, Contenda, Coronel Vivida, Diamante D’Oeste, Floraí, Florestópolis, Foz do Jordão, Francisco Alves, Francisco Beltrão, Guamiranga, Guarapuava, Honório Serpa, Ibiporã, Imbituva, Indianópolis, Ipiranga, Irati, Jaguariaíva, Janiópolis, Jardim Alegre, Kaloré, Lapa, Laranjal, Luiziana, Mallet, Mandaguari, Marilândia do Sul, Matelândia, Mauá da Serra, Mercedes, Nova Cantu, Nova Londrina, Ortigueira, Ouro Verde do Oeste, Palmital, Paraíso do Norte, Perobal, Piên, Piraquara, Porecatu, Porto Rico, Pranchita, Prudentópolis, Quitandinha, Reserva, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Salgado Filho, Santa Fé, Santa Maria do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio do Sudoeste, Santo Inácio, São Mateus do Sul, Tamboara, Telêmaco Borba, Tibagi, Tijucas do Sul, Toledo, Tupãssi, Turvo, União da Vitória e Vera Cruz do Oeste.

Como consultar

O eleitor pode verificar o local atualizado pelo autoatendimento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para isso, deve acessar a área de “Consultas” e clicar em “Onde Votar”.

Na sequência, é preciso informar nome, número do Título ou CPF, data de nascimento e nome da mãe. Depois, basta clicar em “Entrar”.

Outra opção é o e-Título, disponível para iOS e Android. No aplicativo, o caminho indicado é selecionar “Onde votar” no menu inferior.

O que aparece na consulta

Ao abrir a página, o sistema mostra o endereço do local, o número da Seção Eleitoral, a Zona Eleitoral (ZE) e um mapa com rotas até o ponto de votação.

A orientação é especialmente útil para os eleitores das cidades incluídas na lista, já que o local usado em eleições anteriores pode não ser o mesmo em 2026.

Com informações do Bem Paraná

Compartilhar