Estreia no próximo dia 16 o Festival Permanente de Cultura, em Jacarezinho. Em seu primeiro final de semana, o evento idealizado pelos produtores Renan Bonito e Brígida Gatzke traz em sua abertura duas sessões da peça O “Sítio de Bonecos” da Companhia Mariza Basso Formadas Animadas de Bauru (SP).
Bonito explica que o festival é permanente pelo fato de prever programação cultural de abril à dezembro na cidade de Jacarezinho. A ideia festival é que em todos os meses aconteçam pelo menos duas exibições. “Umas delas deve ser uma apresentação artística no CAT (Conjunto Amador de Teatro) e outra em espaços públicos, que são da população e precisamos assumir esses espaços com eventos gratuitos”, afirma o organizador.
Um dos objetivos do festival é sanar a lacuna que há na cultura de Jacarezinho. Segundo Bonito, não há programção cultural extensa na cidade e o festival permanente de Cultura visa “garantir que todo final de semana ou todo mês tenha eventos culturais acessiveis a todo o público de Jacarezinho”.
Porém, para além de apresentar cultura, o evento busca encontrar e dar espaço para que artistas locais e regionais possam mostrar seu trabalho. “Temos grandes artistas, pessoas que têm muito para mostrar, mas não têm oportunidade. Então, uma de nossas intenções é dar mais visibilidade aos nossos artistas”, diz Brígida.
Em sua programação o festival objetiva ao máximo trazer as várias linguagens artísticas, então, em seu final de semana de estreia traz além do teatro e do cinema, espaço para as artes visuais com exposição do artista plástico Donizetti do Nascimento e projeção com Chris Prado, além de apresentações de projetos sociais da cidade, espaço para as crianças desenharem, etc.
A peça inaugural, “O Sítio de Bonecos” é apresentado pela Companhia Mariza Basso Formadas Animadas que tem 12 anos na estrada e já se apresentou na América Latina, Central e Europa. É aberta para todas as idades e terá duas apresentações no dia 16 de abril: às 18 e às 20 horas. Os ingressos já estão a venda no CAT pelo valor de R$ 10 a meia entrada. Quem comprar antecipado também paga meia.
Já no dia 17 à partir das 19h horas na Praça Rui Barbosa, o festival traz em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), o Cinesesc com a apresentação do filme brasileiro “O menino e o mundo”, que concorreu ao Oscar de Melhor Animação em 2106.
