O que motiva uma mãe a dedicar uma vida inteira – e até envolver os filhos – no cumprimento de uma promessa? A dona Tuti, moradora de Ribeirão Claro e devota de Nossa Senhora Aparecida, sabe o segredo: fé e devoção. Há 38 anos ela celebra uma missa em homenagem à Padroeira do Brasil, quando a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus se enfeita de flores, trazidas de várias partes do município, por fiéis que compartilham da mesma fé e devoção.
Tudo acontece por conta de duas graças recebidas pela matriarca da família Molini. Mãe de cinco filhos, dona Tuti mantinha a esperança de vê-los todos saudáveis. Mas, aos sete anos, o filho caçula foi diagnosticado com câncer. Sem perder a fé, ela pediu pela intervenção de Nossa Senhora Aparecida, prometendo enfeitar a igreja com flores, anualmente, sempre no dia a ela dedicado. O filho alcançou a graça e, desde então, o dia 12 de outubro é aguardado com ansiedade pelos fiéis, que depositam flores no altar, em gratidão ao milagre recebido pela família Molini.
Segundo a filha Cleuza Molini, no começo foi muito difícil conseguir as flores para cobrir o altar. “Minha mãe ia de casa em casa pedindo flores para as pessoas, que as doavam com muita alegria. Hoje essas pessoas contribuem espontaneamente e são elas mesmas quem levam as flores ao altar”, conta a filha, que é professora em Ribeirão Claro.
Vinte anos mais tarde, uma notícia parecia abalar a família novamente: os médicos diagnosticaram o mesmo câncer no “caçulinha” da família. Cleuza Molini, em vídeo gravado na Missa realizada em Ribeirão Claro, em 12 de outubro, conta que a família pensou que talvez fosse Nossa Senhora Aparecida pedindo prova da fidelidade da dona Tuti e dos filhos. Mas a matriarca não se abalou, confiou na Padroeira e continuou a dedicar a data em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, cada vez com mais flores depositadas no altar. “Ela declarou que o que a Padroeira queria não era testar a nossa fé, mas mostrar que quando recorremos a ela, com o coração puro e com fé, ela atende. E hoje estamos aqui, mais uma vez, comemorando a vida do nosso irmão mais novo e homenageando Nossa Senhora Aparecida”, enfatiza a filha.
Paralelamente à promessa da mãe, o filho mais velho da dona Tuti, o empresário José Carlos Molini decidiu apoiar e demonstrar gratidão pela graça recebida. Desde então, há 25 anos, o Grupo Molini’s contribui e incentiva a realização de festas em comemoração ao Dia das Crianças. Nesse ano, foram realizadas mais de 50 festas e atendidas mais de mil crianças. “É o nosso jeito de agradecer por tudo o que temos recebido e de contribuir para que as crianças de Jacarezinho tenham um dia feliz e com motivos para comemorar. Somos prova viva de que vale a pena acreditar”, finaliza o empresário José Carlos Molini.
Empresário contribui com mais de 50 festas para crianças carentes
O empresário José Carlos Molini, diretor-proprietário do Grupo Molini’s, com empreendimentos em Jacarezinho e Santo Antônio da Platina contribuiu com mais de 50 festas em homenagem ao Dia das Crianças. A proposta é resgatar brincadeiras antigas de infância, quando toda a família se reunia para se divertir e brincar juntos. As comemorações já se tornaram tradição e acontecem há mais de 25 anos.
O empresário explica que a ideia de promover as festividades em homenagens às crianças surgiu aliada às comemorações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, também comemorada em 12 de outubro. A mãe do empresário, dona Tuti, que é devota da Padroeira do Brasil, iniciou uma tradição que acontece anualmente: uma Missa em Ação de Graças na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Ribeirão Claro, por conta de um milagre que marcou a vida dela e de toda a família. “Minha mãe fez um promessa a Nossa Senhora Aparecida que curasse meu irmão mais novo, Paulo Molini. A graça foi atendida e desde então, celebramos a vida, com uma missa em ação de graças e festas para as crianças”, conta o empresário (leia texto à parte).
Na festa em homenagem às crianças, o Grupo Molini’s contribui com a distribuição de lanche, em ações que são realizadas em vários bairros, envolvendo escolas, creches, igrejas, associações de moradores e instituições beneficentes. Neste ano, foram quatro dias de festas, com atendimento às crianças de todos os bairros de Jacarezinho, além do centro da cidade. “São festas realizadas com o objetivo de garantir diversão às crianças, que participam acompanhadas dos pais, numa grande manifestação de carinho, renovando os laços familiares e fortalecendo a família jacarezinhense”, comemora o empresário.